Categorias
Uncategorized

Feliz Dia da Mulher? (Leia o texto antes de comemorar)

Dia 08 de março é comemorado o dia da mulher e este NÃO é um dia para dizer como é lindo ser mulher… Definitivamente NÃO!!!

Nós não temos tanto a comemorar, por enquanto.

Oi? Alessandra, recebo flores, homenagens lindas, mensagens bacanas e você diz para eu não comemorar?


Dispense as flores, mensagens, bombons e mimos porque não tem nada de fofo nesse dia. Muito pelo contrário, precisamos de megafones, pistolas, cornetas, espingardas. Não, não desejamos ferir ou  matar ninguém. Mas precisamos BATALHAR. Mas ok, se você receber flores e bombons, aproveita! 😛

Vem comigo que no caminho eu te explico!

Um tempo atrás, eu achava que o “Dia da Mulher” era uma homenagem a ela. Você também?

Ele foi criado a partir de vários protestos das mulheres por direito ao voto, carga horária de trabalho e salários iguais aos dos homens.

Existem muitos mitos a respeito de como começou tudo isso.

Mas a verdade era só uma: as mulheres estavam profundamente INFELIZES. Elas eram SUBORDINADAS aos homens, quase não tinham DIREITOS, eram consideradas INFERIORES perante o sexo masculino e deviam ter a PERMISSÃO do marido ou do pai para quase tudo. Inclusive trabalhar.

Para você ter uma ideia, a mulher não tinha direito ao próprio FILHO. Se algo acontecesse como, por exemplo, uma traição, ela era colocada para fora de casa e não podia mais ter contato com o filho. Estupros, violência física e abusos eram a REGRA e não a exceção. E o pior: elas tinham que se calar.

Já imaginou?

Depois de tantas batalhas e de tantas mulheres mortas e feridas, foram conquistadas muitas coisas que hoje podem parecer naturais para você, mas foi por meio de muita LUTA. E, sem dúvida, sua vida é MELHOR do que das mulheres que fizeram essa revolução com o movimento feminista. Pode acreditar.

Alessandra, não quero ser feminista, de jeito nenhum!!! Tenho horror às feministas!!!

Se você é daquelas que torcem o nariz ao ouvir “feminismo”, saiba que ganhamos muito com este movimento. Infelizmente, o feminismo está muito malvisto por algumas pessoas por abordar conceitos que são tabus em nossa sociedade. Como se a luta por direito ao aborto fizesse do feminismo um movimento de matar criancinhas. E sabia que, você não precisa ser a favor do aborto para ser feminista! Aliás você não precisa ser nada, só precisa ser você.

Além disso, tudo que gera mais polêmica é mais compartilhado e lido. Então entre um texto intitulado “Toda feminista odeia os homens” e o outro “Toda feminista busca por direitos iguais”, qual você acha que vai ser mais lido e compartilhado?

Costumo separar na minha cachola o bom feminismo, o feminismo saudável e eficaz, do feminismo que cria os estigmas e pode fazer um tremendo desserviço a você. Hoje, algumas mulheres têm medo de se dizerem feministas por conta de verem essa propagação de ideias equivocadas que eu, assim como você, vejo constantemente.

Então vamos lá. O que o feminismo NÃO É:

⬇ Não estimula ódio aos homens;

⬇ Não luta para você ser superior a nenhum homem;

⬇ Não diz que para você, mulher, ser respeitada, tem de coçar a “pepeca”, arrotar e não depilar as pernas (embora você possa fazer tudo isso, se quiser);

⬇ Não quer tirar nenhum direito dos homens e incentiva para que eles busquem também o que é melhor para eles;

⬇ Não pretende competir com nenhum homem.

Pois bem, voltando aos direitos conquistados e o porquê de ainda ser muito cedo para comemorar:

Vou escrever sobre os principais (foram muitos, tá?)

1) Direito ao VOTO: sim, conseguimos!!! Eba!!!! Você pode votar. Mas ainda temos pouquíssimas mulheres no mundo político.

Então… Se quem faz a maioria das leis são homens, será que todos eles compreendem as necessidades da mulher? Homens podem e devem fazer leis que beneficiem as mulheres. Mas será que mais mulheres na política não fariam leis mais adequadas? Afinal, elas sentem na pele as dificuldades que muitas de nós enfrentamos, não é verdade?

Então, não comemore ainda.

2) Igualdade na JORNADA de trabalho: ainda bem que mulheres, atualmente, trabalham o mesmo tempo que os homens. SÓ QUE NÃO.

Ok, não são todas as mulheres, mas me conte uma coisa, amiga: quem trabalha oito horas por dia, chega a casa e vai dar banho nos filhos? Quem trabalha oito horas por dia, chega a casa e vai fazer a janta? Quem trabalha oito horas por dia, chega a casa e vai colocar a roupa na máquina? Quem trabalha oito horas por dia e vai sozinha à reunião da escola do filho. Se tem um parceiro que divide essas tarefas com você, que ótimo! Saiba que você ainda é, infelizmente, minoria.

Então, não comemore ainda.

3) SALÁRIOS IGUAIS para cargos iguais? Conseguimos? Não!!! Não tem discussão. A chance de você ganhar menos que um homem, mesmo exercendo as mesmas funções, ainda é grande.

Então… NÃO COMEMORE AINDA.

A busca por igualdade não está nem perto de terminar.

E você tem tudo a ver com isso! Se está descontente, você tem tudo a ver com feminismo.

⬆ Se você concorda que deve receber o mesmo salário que um homem para realizar o mesmo trabalho;

⬆ Se você concorda que deve ter direito ao voto e pode assumir um cargo político;

⬆ Se você concorda que o pai tem responsabilidades iguais na educação e cuidados com os filhos;

⬆ Se você concorda que não pode sofrer violência física, psicológica ou abuso sexual, por ser mulher;

⬆ Se você concorda que as tarefas domésticas devem ser compartilhadas entre você e seu parceiro, caso morem na mesma casa;

⬆ Se concorda que você não é posse dos homens e isso não dá o direito a eles de forçarem sexo com você;

⬆ Se você concorda que pode escolher QUANDO e SE quer ser mãe…

⬆ Se você concorda com frases como “#nãoénão, #meucorpominhasregras, #mexeucomumamexeucomtodas, etc”…

…então você é feminista.

E você PODE e DEVE ir atrás da igualdade. Você PODE e DEVE lutar pelos seus direitos. Você PODE e DEVE não aceitar ser discriminada, abusada, assediada ou inferiorizada por ser mulher. E isso não significa tirar nada dos homens ou competir com eles.

Bem-vinda ao clube!

Convido você a assumir o seu feminismo saudável e mostrar que quer um mundo mais igualitário e satisfatório para você. Sem dúvida, isso faz bem aos homens também. Pegue todas as suas armas, a corneta, o megafone e vamos à luta. Mas vamos à luta de uma maneira positiva. Sem ter que matar ou ferir ninguém. Vamos fazer barulho. Vamos batalhar para dizer: BASTA! Basta de desrespeito, de violência, de sobrecarga. Vamos exigir o  direito tão primário de sermos consideradas merecedoras de direitos iguais, simplesmente porque somos HUMANAS. Compartilhe essa ideia!

E se você estiver precisando de ajuda para  se empoderar e fazer mudanças positivas na sua vida, conte comigo para isso!

Psicoterapia, Coaching, Workshops e Palestras para Mulheres 

Agende sua consulta: (11) 980131577⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Me acompanhe nas redes sociais
www.Facebook.com/PsicologaAlessandraCalbucci/
www.Instagram.com/psicologa_alessandracalbucci


Apaixonada pela psicologia,  me dedico a cuidar do universo emocional das mulheres. Tenho contribuído para que elas tenham mais autoconhecimento, se sintam mais fortalecidas, melhorem a sua autoestima e o amor próprio.  Procuro ajudá-las  para que consigam  realizar mudanças saudáveis e transformar suas relações (com elas mesmas, com os outros e com as situações da vida), em algo que traga mais sentido e prazer à sua existência. Além da psicoterapia e do coaching, ofereço palestras e workshops.
Agende sua consulta:
http://www.alessandracalbucci.com.br/contato/

 © 2019 por Alessandra Calbucci. Todos os direitos reservados.
Este texto é de autoria da psicóloga Alessandra Calbucci. Ele pode ser compartilhado sem alterações, citando a fonte e a autora.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *