Categorias
Amor próprio Autoajuda Autoconhecimento Autoestima Dependência emocional Ordem Alfabética Saúde Emocional Viver bem

Relacionamento a dois só depois do relacionamento a um

Muitas mulheres inseguras se submetem a relacionamentos ruins, abusivos, insatisfatórios pelo medo de ficarem sozinhas.

Nós fomos ensinadas e somos bombardeadas a todo momento de que um dos sinais de uma mulher bem sucedida, é o fato dela ter um(a) parceiro(a). Se tivermos um relacionamento, aí sim estaremos completa e desempenhando um dos principais papéis que nos designaram: ser mulher, parceira, namorada de alguém. Ser “de alguém”.

E quando isso não acontece, fica aquela sensação de que “tá faltando alguma coisa na minha vida para eu ser plenamente feliz”. Você pode ter um trabalho incrível, amigas maravilhosas, uma vida bacana mas…..falta um parceiro.

A crença de que um relacionamento vai te trazer a tão sonhada segurança geralmente é um tiro no pé.

Porque para viver um relacionamento saudável a dois, é fundamental que você já esteja vivendo um relacionamento saudável a um. Quer dizer: para se relacionar bem com o outro você precisa se relacionar bem com você mesma. O outro não vai fazer com que você se sinta segura ou plenamente feliz e confiante.

É preciso entender que que essa ideia da felicidade plena não existe. Somos seres incompletos e sempre estará faltando alguma coisa. E isso não é ruim e nem significa que você não possa estar segura de si.

Assim como também é importante saber lidar com os nossos vazios e não tentar preenchê-los, desesperadamente, com qualquer homem/mulher que apareça.

Esperar que essa sensação de preenchimento e de segurança venha do outro, pode fazer com que você se torne dependente das relações. E quando você depende, você se submete a qualquer coisa e, consequentemente, fica muito mais vulnerável a viver relacionamentos abusivos, contribuindo para que você se sinta cada vez mais insegura.

Por isso, cuide dos seus vazios, das suas carências. Antes de se apaixonar por alguém, apaixone-se por si mesma.

A psicoterapia pode contribuir para que você comece a viver o caso de amor com a pessoa mais importante da sua vida: você mesma.

 

Psicoterapia & Coaching para Mulheres 
Agende sua consulta: (11) 980131577⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Me acompanhe nas redes sociais
www.Facebook.com/PsicologaAlessandraCalbucci/
www.Instagram.com/psicologa_alessandracalbucci

Apaixonada pela psicologia,  me dedico a cuidar do universo emocional das mulheres. Tenho contribuído para que elas tenham mais autoconhecimento, se sintam mais fortalecidas, melhorem a sua autoestima e o amor próprio.  Procuro ajudá-las  para que consigam  realizar mudanças saudáveis e transformar suas relações (com elas mesmas, com os outros e com as situações da vida), em algo que traga mais sentido e prazer à sua existência. Além da psicoterapia e do coaching, ofereço palestras e workshops.

 © 2020 por Alessandra Calbucci. Todos os direitos reservados.
Este texto é de autoria da psicóloga Alessandra Calbucci. Ele pode ser compartilhado sem alterações, citando a fonte e a autora.

 

2 respostas em “Relacionamento a dois só depois do relacionamento a um”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *