Categorias
Autoajuda Autoestima Saúde Emocional

Gata com problema de autoestima é assim: Enquanto tenta ser leoa não vê a beleza de ser gata!

Quem nunca se pegou dizendo: “eu não mereço isso?” Eu mereço coisa melhor?” Mas nada muda….

A resposta pode estar na sua autoestima. Muito se fala sobre autoestima. Mas você sabe o que significa?

Segundo o dicionário:
Característica de uma pessoa que valoriza a si mesma, dando-lhe a possibilidade de agir, pensar e exprimir opiniões de maneira confiante.

Um termo muito simples, não? Porém, bastante difícil de se colocar em prática.

Vamos imaginar essa situação:
Seu filho em idade pré escolar tenta escrever seu nome e você só consegue ver rabiscos desordenados.
Pais 1: Vejo que você está se esforçando. Que bom que está começando a aprender algumas letras.
Pais 2: Está errado. Não é assim que se escreve. Desse jeito você não vai longe.

Qual criança vocês acham que terá mais chance de gostar da alfabetização e confiar na própria capacidade?

Claro que esse é um exemplo simples e dizer para o seu filho que está errado não vai afetar a autoestima dele. Mas imagina também se isso acontece em várias situações por muito tempo.

Por outro lado, você deve conhecer alguém que o tempo todo diz: “Eu sou maravilhoso”, “eu sou melhor que fulano”, “eu sei tudo”, “eu consigo tudo”.

Pode ser que você pense que essa pessoa tem uma excelente autoestima, certo?
Hummm…nem tanto.

A autoestima não se trata de sentir-se melhor ou pior do que ninguém. Não é prepotência ou arrogância. Isso também é um sinal de uma autoestima enfraquecida. A pessoa que precisa afirmar para o mundo o tempo inteiro o quanto é maravilhosa, talvez se sinta mal com ela mesma e precise mostrar aos outros e convencer-se que ela tem algum valor. Ela quer muito ser o leão porque não consegue ver a beleza de ser um gato. E quer que as pessoas a vejam dessa forma.

A autoestima é construída principalmente na infância. Às vezes você carrega a imagem que seus pais, professores, parentes, amigos tinham de você por toda a vida, sem questionar e sem nem perceber que essa era a visão que os outros tinham de você. Mesmo quando você se torna adulta, acredita cegamente nisso: “Eu não sou boa o suficiente, não sei matemática, meu cabelo não é bonito, tenho pernas feias, sou burra, sou lerda, não sei fazer isso, sou preguiçosa, não sou digna de amor, ninguém me respeita, não nasci para ganhar dinheiro, etc”.

E a baixa autoestima pode interferir imensamente na sua vida. Você pode permanecer num trabalho mal remunerado pelo receio de não conseguir nada melhor, pode ter medo de estudar e não conseguir aprender, aceita um troco errado sem dizer nada, etc. A lista é enorme. E ela interfere, e muito, nos relacionamentos amorosos. Uma mulher com a autoestima enfraquecida tende a buscar parceiros que estão muito aquém das suas expectativas, fica muito mais vulnerável para entrar e permanecer em relações abusivas e permite que os outros a desrespeitem e não a valorizem, porque, afinal, é isso que ela mesma faz com ela.

Ok, Alessandra. Já percebi que minha autoestima não está lá essas coisas. Mas se foi construída principalmente na infância e eu não posso mudar o passado, é possível melhorar isso?

A resposta é SIM, amiga!!! Ufa!

É possível “confrontar” crenças antigas com quem você é hoje. Nem sempre é fácil fazer isso sozinha, pois são aspectos tão enraizados na nossa personalidade, que não temos muita clareza. Mas é preciso questionar: Sou mesmo assim? Quanto mais autoconhecimento você tiver de si mesma, melhor será a sua autoestima.

A pessoa com uma autoestima adequada reconhece o seu valor, as suas qualidades. E, principalmente, tem consciência dos seus desafios e do que pode melhorar. Conhece seus limites e tem expectativas realistas sobre si mesma e sobre os outros. Ela não se sente impotente diante das suas dificuldades. Geralmente, entende que o desacerto, a falha, o “pisar na bola” são oportunidades de aprendizado e não sinônimos de inferioridade ou fracasso pessoal.

Então, se você se encontra dizendo a si mesma “não mereço isso”, mas não consegue mudar, talvez esteja na hora de você cuidar da sua autoestima

A psicoterapia pode te ajudar a se conhecer melhor e contribuir para que sua autoestima melhore.

Conte comigo para isso!

Psicoterapia, Coaching, Workshops e Palestras para Mulheres
Agende sua consulta por What´sApp: 11 980131577
Me acompanhe nas redes sociais:
www.Facebook.com/PsicologaAlessandraCalbucci
www.Instagram.com/psicologa_alessandracalbucci

 


Apaixonada pela psicologia,  me dedico a cuidar do universo emocional das mulheres. Tenho contribuído para que elas tenham mais autoconhecimento, se sintam mais fortalecidas, melhorem a sua autoestima e o amor próprio.  Procuro ajudá-las  para que consigam  realizar mudanças saudáveis e transformar suas relações (com elas mesmas, com os outros e com as situações da vida), em algo que traga mais sentido e prazer à sua existência. Além da psicoterapia e do coaching, ofereço palestras e workshops.
Agende sua consulta: What´s App: (11) 98013-1577
http://www.alessandracalbucci.com.br/contato/

 

© 2017 por Alessandra Calbucci. Todos os direitos reservados.
O conteúdo desse texto é de autoria da psicóloga Alessandra Calbucci. Ele pode ser compartilhado sem alterações, citando a fonte e a autora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *