Categorias
Autoajuda Ordem Alfabética Relacionamento Saúde Emocional

Respeite o meu direito de não querer te ouvir

Vai me dizer que você não conhece alguém que diz:  “eu tenho direito de falar o que eu penso” e, muitas vezes, “vomita” palavras em cima de você, sendo indelicado, sem empatia, grosseiro e não considerando que o que está dizendo pode te ferir?

E quando se trata de nós, mulheres, pior ainda. Parece que quase ninguém hesita em dar sua opinião sobre como deve ser uma mulher, o que deve fazer, como deve se vestir, o que pode falar e como deve se comportar.

Simplesmente porque podem falar, porque têm o direito! E claro, todo mundo pode. Mas esse direito não deveria ser acompanhado do dever de escutar?

Esse direito tem sido usado constantemente pelas pessoas como permissão para magoar, agredir e impor verdades como se fossem universais, porque afinal, o  ponto de vista delas é o correto, elas têm sempre razão.

Você mesma pode ser uma dessas pessoas. E isso não significa que você seja cruel.  Como todos os costumes, você talvez nem tenha refletido sobre isso. Porque simplesmente está seguindo a onda do “direito de falar”. Todo mundo fala, devo falar também. É assim que as pessoas fazem, tenho que fazer também. Tenho que dizer minha opinião.

Já viu discussões sobre política, futebol e religião que acabam em verdadeiras guerras?

Não? Então procure algum post no facebook sobre esses temas e você se surpreenderá pelo desrespeito e ofensas. Vida virtual não é diferente de vida real. Nessas discussões, amigos de infância brigam para sempre, parentes se evitam, pessoas que antes eram  importantes são excluídas do Facebook e da vida.

Nesse momento em que “falar muito e escutar pouco” parece que virou lei, observo que tem gente demais falando e gente de menos escutando.

E qual o resultado disso? As pessoas se afastam emocionalmente. Pois grande parte das vezes, precisamos de alguém para nos escutar e não para falar mais do mesmo.

Você já parou para pensar se suas palavras afastaram alguém importante da sua vida? E você, já afastou alguma pessoa por ter considerado que a fala dela foi inadequada?

Na maioria das vezes o que ela pensa, você já sabe. E  ela também sabe o que você pensa.

A duvida é se você ou o outro tem a capacidade de, realmente, escutar.

Veja bem, eu disse ESCUTAR. Não simplesmente ouvir. Disso, quase todo mundo é capaz.

Escutar significa prestar atenção no outro, entender o que ele está dizendo, perceber seus sentimentos e poder compreender um ponto de vista diferente.

Qual a pessoa que você procura quando quer conversar, quando precisa de ajuda? Qual a sua relação mais prazerosa?  Com quem gosta realmente de estar? Com pessoas que só falam, que dizem o que dá na telha, ou com as que te escutam verdadeiramente?

Escutar é um dos caminhos para ter INTIMIDADE com outras pessoas. E intimidade é o antídoto para a SOLIDÃO. Escutar permite que uma pessoa consiga se colocar no lugar do outro. Isso se chama empatia. E a empatia nos aproxima.

Não importa quantos relacionamentos você tem, isso não faz com que você se sinta menos solitário.

Se você tiver apenas um relacionamento íntimo, em que há espaço para a fala cuidadosa, gentil, com o intuito de ajudar um ao outro e uma escuta acolhedora, atenta, isso já fará com que a solidão se afaste de você.

Por esse motivo, cuide do que você fala, treine a sua escuta. Tente compreender com o coração o que o outro está dizendo, se não quiser afastar as pessoas.

Se você se sente mal com as palavras ou a forma que o outro está falando com você, seja enfático. Avise essa pessoa que você está se sentindo desrespeitada, que não está gostando da conversa.

E se isso não adiantar…

Meu amigo, minha amiga, respeite o meu direito de não querer te ouvir!

E para finalizar, fica a reflexão do Rubem Alves:
 

“Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai se matricular.”

A psicoterapia pode te ajudar a compreender melhor os seus sentimentos para que você consiga se expressar de uma maneira saudável (aproximando e não afastando as pessoas), bem como contribuir para que você consiga colocar limites quando se sentir desrespeitada.

Conte comigo para isso.

Psicoterapia, Coaching, Workshops e Palestras para Mulheres
Agende sua consulta por What´sApp: 11 980131577
Me acompanhe nas redes sociais:
www.Facebook.com/PsicologaAlessandraCalbucci
www.Instagram.com/psicologa_alessandracalbucci

 


Apaixonada pela psicologia,  me dedico a cuidar do universo emocional das mulheres. Tenho contribuído para que elas tenham mais autoconhecimento, se sintam mais fortalecidas, melhorem a sua autoestima e o amor próprio.  Procuro ajudá-las  para que consigam  realizar mudanças saudáveis e transformar suas relações (com elas mesmas, com os outros e com as situações da vida), em algo que traga mais sentido e prazer à sua existência. Além da psicoterapia e do coaching, ofereço palestras e workshops.
Agende sua consulta: What´s App: (11) 98013-1577
http://www.alessandracalbucci.com.br/contato/

 

© 2018 por Alessandra Calbucci. Todos os direitos reservados.
O conteúdo desse texto é de autoria da psicóloga Alessandra Calbucci. Ele pode ser compartilhado sem alterações, citando a fonte e a autora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *